Candidatos para as eleições 2018 começam a ser definidos amanhã
Com o cenário das coligações ainda indefinido, os partidos políticos iniciam nesta sexta-feira (20) as convenções nacionais e estaduais que vão decidir os candidatos a presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais para as eleições de outubro. Os nomes têm que ser aprovados até 5 de agosto e registrados na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
Apenas para a Presidência da República há 18 pré-candidatos, mas esse número já foi superior a 20. E o total deverá ser menor, já que alguns partidos estão sendo convocados a desistir da cabeça de chapa para apoiar candidaturas mais competitivas.
A partir de amanhã também não será mais permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. Vale lembrar que enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. E 17 de setembro é a data limite para que a Justiça Eleitoral julgue todos os pedidos de registro de candidaturas.
A CAMPANHA
No dia 16 de agosto passará a ser permitida a realização da propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas. Essa data marcará o início propriamente dito da campanha.
Mas a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início apenas em 31 de agosto (37 dias antes das eleições) e irá até 4 de outubro - o período foi reduzido de 45 para 35 dias. Até uma semana antes (24 de agosto) a Justiça Eleitoral terá que definir o espaço que cada partido ou coligação terá no chamado palanque eletrônico. Já os debates no rádio e na televisão só poderão ser realizados até 4 de outubro. (Foto: Abracam.com)