Encontro na Univel reuniu corais de Cascavel e mais cinco cidades
Na tarde de sábado (15) foi realizado no auditório do Centro Universitário Univel o 47° Encontro de Corais. O tradicional evento ocorre há 47 anos e recebeu dez corais e aproximadamente 250 cantores, de Cascavel, Toledo, Pato Branco, Serranópolis do Iguaçu, Medianeira e Missal.
Todo ano o evento é realizado em uma cidade, e neste ano o anfitrião foi o Coral Novos Cantos, existente desde 2010 e que tem por objetivo levar o canto para todos os cantos. Seus membros acreditam que a música faz a diferença na vida das pessoas e por isso levam alento, esperança e calor humano para hospitais, clínicas de repouso, abrigos de idosos e outras instituições. Conforme o coordenador Roberto Pellizzeti, o encontro de corais desenvolve e divulga esse tipo de canto, levando-o para todos os lugares.
O coral Membro Vocal de Cascavel possui 50 cantores e trabalha com repertório erudito e, segundo o regente Jocimar Silva, o encontro é muito importante para os corais da região, pois é um momento de confraternização e exposição das músicas que são trabalhadas durante todo o ano.
Cada coral apresentou três canções. Uma das características do encontro é que toda a apresentação é feita à capela, sem nenhum instrumento. De acordo com a organização do evento, a apresentação contou com a presença de 150 expectadores.
Clari Raber Atz, presidente do coral Renascer de Pato Branco, comenta que devido a pandemia o coral ficou afastando por dois anos. "Estamos muito animados, queremos ver os amigos, assistir e assistir as apresentações".
O secretário de cultura de Cascavel, Luiz Ernesto Meyer Pereira prestigiou o evento e ressaltou a importância do mesmo, na ocasião, parabenizou os fundadores do encontro. E ainda destacou a importante contribuição que a vereadora Beth Leal vem prestando à cultura.
O Coral Cristo Rei, de Toledo é formado por 26 integrantes e se apresenta no festival desde 1980. De acordo com a presidente Neusa Maria Fiderhen este é o primeiro encontro presencial pós-pandemia e por isso neste ano a expectativa foi maior que nos outros encontros. "Nós participamos desde 1980 e quando deu essa pausa ficamos tristes, para esta apresentação estamos ansiosos".
Na oportunidade a coralista Adriana Bueno integrante do Coral Cristo Rei há 17 anos comenta que sempre que se apresenta sente uma emoção inexplicável. "Como sempre, o coração vai a mil, cada vez que subimos no palco é uma emoção diferente".
Na ocasião, os coralistas homenagearam à memória do professor e maestro Darcysio Fritsch, que integrou o Coral Cristo Rei por cerca de 57 anos, todas as vozes entoaram uma canção de autoria do próprio maestro. Darcysio também foi fundador do Encontro de Corais de Toledo. "Hoje estamos homenageando à memória do nosso querido Darcysio e esse momento para nós é muito emocionante", comenta Adriana Bueno.
Ao final, todos os regentes representantes dos corais subiram ao palco e foram homenageados. (Foto: Divulgação)