Alerta: veja como funciona o golpe do falso advogado
Um morador de Curitiba, que não quis ter o nome revelado, assumiu diante da polícia a perda de R$ 13 mil no que está sendo rotulado de golpe do falso advogado. E a história tem se repetido também no interior, o que levou as sessões regionais da OAB a emitirem alertas a filiados e ao público em geral.
De acordo com o que já foi apurado, os golpistas são pessoas que conhecem os trâmites judiciais e as leis, por isso conseguem envolver mais facilmente suas vítimas, que são principalmente clientes com processos trabalhistas e previdenciários.
Nos casos já de conhecimento da polícia, num primeiro contato pelo Whatsapp, uma representante da quadrilha se apresenta como secretária do escritório de advocacia, diz que o processo está em fase final e pede à vítima que entre em contato com o advogado responsável passando nome completo, nome do advogado e número do processo, mas isso tudo por outro número de Whatsapp.
Uma vez acessado o processo e levantado o crédito existente, um membro da quadrilha volta a entrar em contato com a vítima comunicando a liberação de um valor alto relativo à respectiva ação e pedindo o depósito de uma determinada soma para cobertura de supostas custas judiciais, que não existem. (Foto: Reprodução)