Endemias concentra prevenção da dengue no Periolo e em cemitérios
O mais recente boletim epidemiológico apontava a existência de nove casos ativos de dengue em Cascavel, dois dos quais no Jardim Periolo. Não é aleatória, portanto, a escolha desse bairro para a realização de uma espécie de operação pente-fino nesta segunda-feira (17) para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
Com um total já superior a 600 notificações, a equipe de Endemias trabalha para inibir a proliferação do agente transmissor da dengue e, com isso, evitar a ocorrência de uma nova pandemia. O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, destaca que o momento de agir é agora.
"Vamos nos mexer. Vamos limpar nosso entorno de maneira definitiva. Nossos agentes irão até os locais, mas, preste atenção, o agente de Endemias não é para fazer o seu trabalho, a limpeza tem que ser sua, seja um verdadeiro vigilante da dengue. Não deixe aparecer esse mosquito. Senão tiver mosquito, não tem doença. É uma doença totalmente evitável, basta apenas cada um de nós cidadão", pontua ele.
Já a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Clair Wagner, destaca que o período chuvoso ter deixado muitos focos do mosquito. "Estamos vindo de um período de bastante chuva, então, pode ter bastante acúmulo de água, Assim, desde a calha até o menor potinho precisam ser vistoriados. Para isso é necessária a participação da população. Nós temos mais de 1,8 mil imóveis cadastrados em Cascavel e só o agente de saúde fazendo essa atividade não é possível. A gente precisa fazer essa parceria", frisa.
CEMITÉRIOS
Por outro lado, a administração municipal está preocupada também com a proximidade do Dia de Finados, quando as pessoas costumam depositar muitos buquês de flores nos cemitérios sem se dar conta, muitas vezes, que isso facilita a propagação da dengue. Por causa disso, a Acesc está orientando a todos que evitem ao máximo deixar sobre os túmulos vasilhas que acumulem água.
A entidade limitou até esta quinta-feira (20) o prazo para que os familiares encerrem os serviços de reforma ou construções nos cemitérios urbanos da cidade. Após a data, os servidores vão iniciar os serviços internos e os preparativos, com ações como poda de árvores, ajardinamento, pintura e limpezas para deixar os cemitérios prontos para o início das visitações. (Foto: Secom/PMC)