Quem ganhou o debate?
Não há o que discutir: para os bolsonaristas, Jair Bolsonaro foi muito feliz em fazer uso dos casos de corrupção na era PT e deu um banho no debate do domingo à noite (17), promovido pelo Grupo Bandeirantes, TV Cultura, jornal Folha de S. Paulo e UOL. Para os lulistas, ao contrário, quem ganhou foi Luiz Inácio Lula da Silva por tirar o máximo proveito que pôde principalmente do inegável negacionismo do atual presidente lá no início da pandemia, cujo saldo já beira a casa dos 700 mil mortos.
Foi exatamente isso que se viu nas redes sociais e até em boa parte da chamada grande mídia. Mas faltou perguntar o básico: quem ganhou para os eleitores que ainda estão indecisos, faltando menos de duas semanas para o segundo turno da eleição? Sim, porque é justamente para isso que serve esse tipo de embate.
Bem, aí é necessário ter um pouco de paciência e aguardar as pesquisas (as confiáveis, claro) indicarem, o que deverá ocorrer deve demorar um pouco na medida em que os levantamentos mais recentes foram divulgados no último fim de semana. E, claro, acreditar que elas consigam decifrar se haverá ou não o que alguns chamam de "efeito manada" registrado na maioria esmagadora das disputas eleitorais.
Por via das dúvidas, o eleitor que ainda não cravou seu voto terá ao menos mais uma oportunidade de ver os dois cara a cara por ocasião do debate da Rede Globo, marcado para o próximo dia 30. (Foto: Reprodução Yahoo)