Concurso de maquetes fortalece laços entre famílias da Coopavel
A sede de uma pequena propriedade rural onde tudo se conecta, é sustentável e a produção acontece em harmonia entre as pessoas e a natureza. É isso o que mostra a maquete vencedora da segunda edição de um concurso organizado pelo setor de Recursos Humanos da Coopavel, o CoopKids, que comemora de forma especial o Dia das Crianças. O projeto vencedor é de Guilherme dos Santos Lima, de apenas três anos, que construiu a maquete em conjunto com os pais.
"Recebemos 41 inscrições e 18 maquetes foram entregues no prazo estabelecido. Ficamos animados com a qualidade e a criatividade dos materiais apresentados", diz o gerente do RH da cooperativa, Aguinel Waclawovsky. "Valorizar a família cooperativista é uma das marcas fortes da Coopavel. São mais de 50 anos dedicados a estreitar laços que também nos integram à comunidade de duas das regiões que mais trabalham e se desenvolvem no Paraná", ressalta o presidente Dilvo Grolli.
Na primeira edição do concurso, no ano passado, as crianças fizeram desenhos e agora a proposta foi além, integrando filhos e pais que são colaboradores da Coopavel a um desafio ainda maior. "O mais difícil foi encontrar os materiais que utilizaríamos na produção de cada estação da maquete. A ideia tivemos na hora e a execução consumiu um dia inteiro de trabalho. Um domingo diferente, de diversão em família", conta a mãe de Guilherme, Joice, que trabalha no incubatório da cooperativa.
O tema do concurso foi associado a cooperativismo, inovação e sustentabilidade. "A valorização da família, aproximando as crianças do local de trabalho dos pais é importante, porque mostramos que com união, planejamento e respeito à natureza é possível fazer coisas grandes", observa o gerente do frigorífico de suínos, Genézio Garbin. "Atuo há muitos anos na Coopavel. Quando comecei, meu filho era pequeno e agora, já formado, é pai de um menino de poucos meses e ele também trabalha na Coopavel. Somos uma grande família", afirma o gerente do frigorífico de aves, Noraldino Borborema, que se disse maravilhado com a beleza dos trabalhos inscritos.
A qualidade dos detalhes impressionou o gerente da área de Fertilizantes, Hélio Sebold. "São aviários, matrizeiros, silos, estruturas da Coopavel e de propriedades rurais perfeitamente representados. As crianças e seus pais conseguiram capturar praticamente todo ecossistema de produção conectado à nossa cooperativa. Estou feliz de ter participado e de ter contribuído com a difícil missão de escolher apenas três, já que todos são merecedores de aplausos", destaca Helio.
A coordenadora da área de Gente e Gestão, Claudia da Rocha, uma das organizadoras do concurso, reconheceu que foi um desafio decidir um salto tão grande, de um concurso de desenhos para um de maquetes. "Mas valeu muito a pena, porque as famílias se dedicaram ao máximo para competir em alto nível". O desafio será ainda maior no ano que vem, acrescenta Claudia, entendendo que o concurso passa a ser uma tradição na cooperativa.
PREMIAÇÃO
O segundo lugar ficou com Bianca Rocha Soares, de dez anos, e em terceiro Carlos Eduardo Soares de Campos, de 11. O vencedor recebeu como prêmio uma bicicleta, o segundo um patinete e o terceiro um skate. Os três ganharam também uma caixa com produtos Coopavel e troféus. (Foto: Divulgação)