Bombeiros retomam buscas por crianças levadas pela enxurrada
Por uma dessas coincidências que o ser humano não consegue explicar, assim que este Dia das Crianças amanheceu equipes do Corpo de Bombeiros do Sudoeste paranaense retomaram os trabalhos, no interior de Pato Branco, na busca da localização de duas crianças que foram levadas pela enxurrada durante as fortes chuvas de ontem.
As vítimas, uma de seis meses e outra de sete anos, desapareceram depois que o carro em que estavam com os pais foi arrastado pela correnteza ao cruzar um riacho na comunidade rural de São Miguel da Cachoeirinha. Os pais conseguiram se salvar com a ajuda de um morador da localidade.
De acordo com boletim da Defesa Civil, 24 cidades das regiões Sudoeste e Oeste foram atingidas pelas fortes chuvas, que deixaram pelo menos 4.413 pessoas diretamente afetadas, 455 casas danificadas, 151 desabrigados e 1.261 desalojados. As cidades mais afetadas são Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Vitorino, Santa Izabel do Oeste e Pato Branco, todas no Sudoeste, além de São Miguel do Iguaçu, no Oeste.
Segundo o Simepar, no decorrer da noite passada as chuvas perderam força, mas a precipitação apenas ao longo da terça-feira chegaram a 135 mm em Clevelândia, 121,4 mm em Pato Branco, 116 mm em Dois Vizinhos, 119,6 mm em Francisco Beltrão, 80,4 mm em Guaíra, 93,2 mm em Palotina, 84,2 mm em Planalto, 86 mm em Toledo e 67,4 mm em Marechal Cândido Rondon. Confira os índices do Estado todo clicando AQUI.
BARRAGEM EM RISCO
E no início da noite de ontem a Copel declarou estado de emergência na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, instalada no rio Chopim, entre os municípios de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida. As fortes chuvas que atingiram a região elevaram o nível do rio acima da capacidade máxima do reservatório.
Por conta disso, equipes da Copel e da Defesa Civil estão orientando moradores a deixarem, preventivamente, locais próximos ao rio abaixo da barragem de Chopim I, pelo risco de inundação.
FALTA DE ÁGUA E LUZ
Por irônico que pareça, as fortes chuvas também provocaram desabastecimento de água em algumas cidades. Em Pato Branco, a previsão é de que o abastecimento volte à normalidade apenas nesta quinta-feira (13). Já em Palmas, Planalto, Itapejara d’Oeste, Salgado Filho, Nova Prata do Iguaçu, Braganey, Vitorino, Chopinzinho e Assis Chateaubriand a situação deve ser normalizada ainda nesta quarta (12). Além disso, há mais de 6,1 mil unidades residenciais sem luz nas duas regiões. (Foto: Defesa Civil)