Crianças se encantam com a rotina dos agentes de trânsito
Dentro da programação da Semana da Criança, alguns estudantes da rede municipal de ensino de Cascavel tiveram a oportunidade de vivenciar, ainda que apenas por algumas horas, a rotina de trabalho dos agentes de trânsito da cidade, e ficaram encantados com a experiência. A ação faz parte do já tradicional projeto Pequeno Educador de Trânsito, da Transitar, que seleciona crianças por sorteio.
Com uniforme de agente de trânsito, como manda o figurino, a pequena Bárbara Eloiza Ramos, de apenas 9 anos, foi às ruas para mostrar suas habilidades. "É muito legal e também é importante aprender sobre o trânsito e fazer o certo. Estou me sentindo uma profissional, né", brincou ela.
Para a encarregada do setor de Educação no Trânsito, Luciane de Moura, a iniciativa é uma forma de estimular as crianças a desde pequenas zelarem por um trânsito seguro e humanizado, sempre respeitando o coletivo.
"Nós não preparamos a criança para ser um motorista, nós preparamos a criança para ser um cidadão, e isso ele vai vivenciar durante essa ação: qual é o trabalho do agente? O que o agente desenvolve durante o dia de trabalho? Depois de fazer todo esse trabalho na rua, a criança retornará para a escola com fotos, vídeos, retratando a experiência e relatará para os demais o que aconteceu nesse dia", explicou ela.
Participaram da atividade alunos do 4ª e do 5º ano das escolas Arthur Carlos Sartori e Professora Maria Fagnani, dentre eles Davi Paulo de Oliveira Machado, também de 9 anos, que já fez a lição de casa com os agentes e está pronto para repassar os ensinamentos aos colegas.
"É legal. A gente veio aqui, aprendeu sobre o trânsito, as regras. A gente precisa parar para os pedestres passarem, tem muitos carros que não param, mas o certo é parar. Tem que passar retinho na faixa. Tem que olhar para os dois lados antes de passar, senão o carro pode ir muito rápido e te acertar", disse. (Foto: Secom/PMC)