Univel Play foi sucesso total, com quase 6 mil estudantes
Foi, sem dúvida, o maior evento do gênero já ocotrrido envolvendo estudantes de Cascavel e região. Realizado na última terça-feira (4), o 6ª Univel Play fechou com quase 6 mil alunos dos terceiros anos de dezenas de colégios do Oeste paranaense, superando público das edições anteriores e indo bem além das expectativas.
Pela manhã os estudantes puderam conhecer a estrutura da Univel, visitar os estandes dos mais de 20 cursos que a instituição oferece, além de participar de diferentes atividades e oficinas, e no período da tarde participaram do Vestibular de Verão 2023.
No Centro Tecnológico ficaram os estandes dos cursos de Arquitetura com escada de ilusão óptica, Biomedicina: tipagem sanguínea e demonstração de microscópio, Enfermagem: mostra de atuação com foco em cardiologia, Engenharia Civil: mostra de solos, granulometria de agregados e conjunto molas, Engenharia de Produção: produção de café e montagens de lego, Engenharia Mecânica: impressora 3D, Fisioterapia: mostras de recursos terapêuticos e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS): fliperama, exposição de automações.
O auditório do bloco A ficou lotado. Nesse local foi realizado o tradicional Júri Simulado do curso de Direto, sob o atento acompanhamento dos estudantes. O caso julgado foi o de uma tentativa de homicídio e alguns alunos tiveram a oportunidade de participar como jurados.
No bloco B e C ficaram os cursos de Nutrição com degustação de suplementos, dinâmica sobre sal e açúcar nos alimentos e gastronomia com a oficina de análise sensorial, os cursos de Ciências Contábeis, cursos EAD, Gestão Comercial: quiz com recompensa de guindaste, Pedagogia: kahoot, produção de massinha de modelar, Publicidade e Propaganda, Designer Gráfico, Produção Audiovisual: oficina de criação, edição de imagens e games, Fotografia Publicitária, Mídias Sociais e Agronomia: metaverso, crescimento de raízes em vidro, armadilhas com insetos, placas de fungos, bancada hidropônica, trator e cercado de animais.
Nas clínicas de Psicologia, Odontologia e Medicina Veterinária foram realizadas diversas atividades. O curso de Psicologia trouxe as salas da autocompaixão e do autoconhecimento, a Odontologia ofereceu oficinas práticas nos simuladores de pacientes e a Medicina Veterinária teve demonstrações de atendimentos reais.
O curso de Educação Física ficou concentrado no Centro Poliesportivo, local no qual os alunos tiveram acesso a diversas atividades e práticas esportivas.
No estande de TADS foram apresentados os produtos desenvolvidos no Projeto Mente Pensante, em que os alunos expuseram diferentes automações, dentre elas o fliperama, jogo que foi "febre" nas décadas de 80 e 90 e o carrinho controlado pelo celular.
Conforme o coordenador do curso Rudimar Britzke, os projetos de automação presentes na feira foram desenvolvidos pelos próprios alunos. "A tecnologia está presente em tudo. Temos a opção das casas inteligentes que são conectadas e controladas seja por voz, temporizador ou smartphone. Trouxemos um pouco desse mundo para cá. Além da teoria, nós temos os projetos também", comentou.
ALUNOS APROVAM
Os acadêmicos Monica Verner e Eduardo Neneve passaram quatro semanas desenvolvendo um jogo de labirinto. Eduardo comentou que o Univel Play é um evento muito importante, pois mostra um pouco sobre o curso de TADS.
O estande do curso de Enfermagem ofereceu aos alunos experiência com simulação de um paciente em estado crítico. Durante uma simulação de atendimento, os visitantes puderam realizar a técnica de massagem cardíaca. Para a coordenadora Cariane Saldanha, a atividade proporcionou um pouco da realidade dos profissionais que atuam na área.
A estudante do terceiro ano do ensino médio Andressa Santos pretende cursar enfermagem, ela participou pela primeira vez de uma simulação de atendimento, ela comenta que achou a experiência interessante e afirma que foi bem recebida pelo curso.
No Univel Play, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a fundo os cursos e também tirar dúvidas sobre qual profissão seguir no futuro. O curso de Odontologia ganhou o coração da estudante Bianca Emanuely. "Desde pequena tenho esse sonho e de uns anos para cá esse desejo vem se confirmando. Amei participar e com essa oficina prática tenho certeza que é essa carreira que quero seguir", disse.
O aluno Lucas Miller também veio focado em conhecer um pouco mais sobre o curso de educação física. Lucas pratica a modalidade de basquete e escolheu o curso de educação física justamente para ter mais oportunidades na modalidade esportiva.
Para finalizar o evento teve muita animação com os VDJS e a dupla Cácio & Marcos. A estrutura e a organização do evento impressionaram o estudante Gustavo Cavalli, que não conhecia o campus. Ele é de Quedas do Iguaçu e veio até Cascavel para fazer a prova do vestibular. O estudante ressaltou que essa interação faz toda diferença antes da prova. (Foto: Divulgação)