Já é lei projeto de Pacheco que cria o censo de pessoas autistas
Já foi sancionada pela governadora Cida Borghetti e publicada no Diário Oficial do Estado a Lei Nº 19/590/18, que cria o programa Censo Quadrienal de Pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e seus familiares no Paraná.
A referida lei surgiu de um projeto do deputado cascavelense Marcio Pacheco, que na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) passou a ter como coautores os deputados Péricles de Mello e Maria Victória.
"Sem dúvida, a nova lei vai melhorar a qualidade das políticas públicas destinadas às pessoas com autismo e seus familiares. É um grande avanço que precisa ser comemorado", comemorou Pacheco, que anteriormente já havia conseguido transformar em leis estaduais outros 13 projetos de sua autoria.
O censo pretende identificar, mapear e cadastrar os perfis das pessoas com autismo e seus familiares a fim de estabelecer as políticas públicas nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer e social.
Com os dados obtidos, será elaborado um cadastro que deverá conter informações básicas, como os tipos e graus de autismo, localização das pessoas com TEA, grau de escolaridade, nível de renda e profissão da pessoa e de seus familiares.
"Agora, teremos ferramentas suficientes para os municípios e o Governo do Estado estabelecerem suas políticas públicas de atendimento voltado a esse público", ressalta Pacheco, que abraçou a causa ainda quando vereador em Cascavel. (Foto: Assessoria)