Coopavel fomenta liderança entre seus colaboradores da área avícola
O professor Antonio Mário Penz, da Cargill Animal Nutrition, abriu nesta semana um ciclo de treinamentos sobre liderança no setor de fomento avícola da Coopavel. O primeiro de uma série de encontros, no auditório da Unicoop, contou com a participação de colaboradores que exercem a função de líderes nos matrizeiros e nop incubatório da cooperativa. São supervisores, encarregados e monitores que passam a agregar novas informações à sua prática profissional cotidiana.
Penz tem 50 anos de carreira e de experiências para compartilhar e falou sobre "A importância da gestão de pessoas". Ele citou três atitudes cada vez mais empregadas e valorizadas no dia a dia das corporações: resiliência, disponibilidade e trabalho em grupo. "Na carreira é fundamental persistir, ter consciência da responsabilidade na execução das mais diferentes tarefas, sejam elas simples ou difíceis, e entender a força do conjunto na busca dos resultados esperados".
O professor lembrou que em 2030 cerca de 80% da força de trabalho no mundo terá menos de 41 anos de idade. "Hoje, vivemos uma crise de individualismo. Se eu estou bem, então está tudo certo, mas não é assim que as coisas podem ser ou funcionam", alertou ele. Desde que o homo sapiens existe ele percebeu que a união o torna mais forte, que um precisa da habilidade do outro, ilustrou o palestrante. "A produção animal não funciona se o trabalho não for em grupo", afirmou Penz.
A satisfação pelo que se faz é um exercício cada vez mais valorizado e procurado pelos profissionais dos mais diferentes segmentos. "E há várias maneiras de ser feliz. Mas caso você não optar pela felicidade, é importante que saiba que não tem o direito de atrapalhar a busca do outro de ser feliz", alertou o professor. O mercado busca, atualmente, um profissional em formato T, que tenha conhecimentos específicos e também entenda de assuntos gerais, ligados a áreas não diretamente ligadas à sua.
O ambiente de influência é outro aspecto a ser considerado na gestão de pessoas. "Andar com indivíduos bons é uma ótima influência", seguiu Mário Penz. Ele falou também sobre a importância de ser um jovem pró-ativo e não reativo e de ser um profissional experiente motivador e não pessimista. E deu um recado à turma: "Sonhe, pense no futuro e em como ser útil a você, à sua família, aos colegas e à comunidade". Ele falou também do papel do líder, que deve ser um gestor que faz perguntas, que sabe ouvir e que se importa com os membros de sua equipe.
O líder, seguiu Penz, deve mostrar aos colaboradores do seu time que sempre existe um degrau a mais a ser alcançado. "O colaborador precisa ser franco e não pode pensar que receberá alguma punição simplesmente pelo fato de dizer o que acha que é certo". A primeira etapa do treinamento foi uma exposição do médico veterinário Eduardo Leffer, gerente do Matrizeiro e Incubatório da Coopavel, e na última os colaboradores puderam sugerir melhorias para o seu respectivo setor e à empresa. (Foto: Divulgação)