FHC anuncia apoio a Lula e MDB deixa suas bases livres
Dois dos mais aguardados capítulos das composições para o segundo turno da disputa pela Presidência da República se desenrolaram na manhã desta quarta-feira (5). Em um deles, não necessariamente o principal, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou voto em Luiz Inácio Lula da Silva.
"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", disse FHC no Tuitter. "Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz", respondeu Lula.
Ontem (4) o PSDB, partido de Fernando Henrique, havia liberado os diretórios estaduais para apoiarem aquele candidato que acharem melhor dentro das características peculiares da agremiação em cada Estado, enquanto o PDT e Ciro Gomes também haviam adeirico ao candidato petista.
E nesta quarta o MDB fez o mesmo, anunciando por meio de nota oficial que "por ampla maioria", decidiu "dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência".
No mesmo texto, o partido disse que "cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito". Mais tarde, a candidata emedebista Simone Tebet também anunciou apoio a Lula. (Foto: Reprodução)