Teatro Sefrin Filho recebe os maiores nomes do jazz nacional
Chegou o grande dia para os cascavelenses amantes da música instrumental começarem a desfrutar do que há de melhor no Brasil nessa área. Começa nesta quinta-feira (29) e vai até sábado (1º), no Teatro Municipal Sefrin Filho, mais uma edição Cascavel Jazz, um dos festivais do gênero mais importantes do Brasil.
"É muito gratificante participar de um festival como este. São décadas de produção, onde já participamos várias vezes. No momento como esse em que vivemos, é espetacular poder estar presente em um festival de música instrumental com tanta qualidade. Para o nosso grupo, é muito gratificante", comemora Maurício Leite, baterista do Grupo Time Out.
"Para nossa apresentação, eu e Antonio Guerra preparamos um repertório bastante eclético, baseado em temas da Broadway, do jazz contemporâneo e da MPB, numa homenagem especial aos 50 anos do Clube da Esquina. Temos ainda, no programa, um novo arranjo para o prelúdio N°5 de Villa Lobos, numa leitura mais jazzística. Para nós, é uma grande honra participar deste festival, que é uma referência no calendário brasileiro", adianta Nivaldo Ornelas, saxofonista, flautista, compositor e arranjador.
Para o músico Arismar do Espírito Santo, é muito importante participar de um festival como este, com visibilidade nacional e internacional. "Estamos felizes de poder participar e mostrar nosso trabalho para todos os que irão participar. Estamos fazendo um disco novo, compondo músicas novas, e essa é a ideia: levar para todos as nossas composições", diz ele.
PROGRAMAÇÃO
Além de músicos nacionalmente consagrados, o Cascavel Jazz Festival também abre espaço para os artistas locais. Nesta quinta haverá apresentações de Time Out, Luciano Veronese - Sexteto, Ricardo Denchuski - Quarteto, Dallastra - Trio, Valter Mazo - Quarteto, Projeto Plasma, Paulo Drage & Grupo, Duo Brasileiro e Cascatrio.
Na sexta-feira (30), quem sobe ao palco são Nivaldo Ornelas e o pianista Antonio Guerra, além do Trio de Arismar do Espírito Santo, com Glauco Solter e Cleber Almeida, com o repertório do Cataia.
No sábado (1º), os shows ficam por conta do Trio Corrente (foto), com Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e Fábio Torres e, ainda, Groove Reunion, com Cuca Teixeira, Fábio Leal, Gabriel Gaiardo e Nino Nascimento.
Nos três dias, as apresentações acontecem sempre a partir das 19h30 e a entrada é totalmente gratuita, mas os convites devem ser retirados para o show selecionado sempre das 10h às 17h, no próprio teatro.
Nesta edição, o Cascavel Jazz tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da empresa local MA Máquinas - John Deere, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. São esperados visitantes de todo o Paraná e, também, de outros estados e países vizinhos, como Paraguai e Argentina. Para obter mais informações sobre o festival, que existe há 24 anos, basta acessar www.cascaveljazz.com.br. . (Foto: Divulgação Cascavel Jazz)