Antigo Ibope aponta que Lula pode vencer no 1º turno. Será?
Difícil acreditar diante dos números controversos apresentados por diferentes institutos nos últimos dias, mas o fato é que a mais nova pesquisa do Ipec (antigo Ibope), divulgada no anoitecer desta segunda-feira (26), indica que Luiz Inácio Lula da Silva pode vencer a eleição presidencial já no primeiro turno, pois tem mais intenções de voto que a soma de Jair Bolsonaro e os demais candidatos.
Veja a seguir os números da consulta estimulada: Lula 48%, Bolsonaro 31%, Ciro Gomes 6%, Simone Tebet 5%, Soraya Thronicke 1% e Felipe d’Ávila também 1%. Já Vera do PSTU, Léo Péricles, Padre Kelmon, Sofia Manzano e Constituinte Eymael não chegaram a 1%, enquanto brancos e nulos totalizaram 4% e indecisos, também 4%. Em relação à pesquisa anterior do próprio Ipec, Lula cresceu 1% e Bolsonaro se manteve estável. Considerando apenas os votos válidos, Lula ficou com 52%, Bolsonaro com 34%, Ciro com 6%, Tebet com 5%, Thronicke com 1% e d’Ávila com 1%.
Já na espontânea, Lula somou 47%, Bolsonaro 31%, Ciro 4%, Tebet 2% e Thronicke 1%, contra 5% de brancos e nulos e 10% de indecisos. Numa sondagem de eventual segundo turno, Lula apareceu com 54% e Bolsonaro com 35%, contra 9% de nulos e brancos e 5% de indecisos.
A pesquisa ouviu 3.008 eleitores entre o ontem (25) e hoje (26), tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95% e está registrada no TSE sob número BR-01640/2022. (Foto: AGBR)