Trânsito: ação educa as crianças para não ter que punir os adultos
A programação da Semana Nacional do Trânsito de Cascavel tem sido levada também às crianças, para que no dia de amanhã elas sejam adultos conscientes e não precisem ser penalizadas pela prática de infrações que, muitas vezes, possam levar à ocorrência de acidentes e até à morte.
O trabalho de conscientização dos pequenos é mais uma das ações da Transitar em Cascavel, que acontecem frequentemente na Escola Municipal de Trânsito. Nesta sexta-feira (23) foi a vez de estudantes da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, do Bairro Interlagos, serem contempladas com mais uma ação nesse sentido.
Alunos do1º ao 5º ano receberam livros do Educa, projeto do Observatório Nacional de Segurança Viária e que também será levado às escolas Arthur Carlos Sartori, Professora Maria dos Prazeres e Dilair Silvério Fogaça. Ao todo, serão distribuídos gratuitamente cerca de 2 mil exemplares.
De acordo com a encarregada do setor de Educação de Trânsito e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura, o Educa é um programa criado para disseminar a educação para o trânsito como tema transversal na educação básica.
"O programa também contribui para incluir a educação para o trânsito nas políticas públicas e em projetos políticos pedagógicos de escolas públicas e privadas, além de instituir um projeto de educação no trânsito e promover a intersetorialidade no tratamento do tema, então a gente pode juntar o tema trânsito com os demais conteúdos que são trabalhados em sala de aula. As atividades são interativas e incentivam o protagonismo do aluno, além disso jogos e outros recursos também são utilizados para avaliar o interesse e participação do aluno. É um livro consumível, o aluno poderá recortar, escrever, sem problema nenhum", explica ela. (Foto: Secom/PMC)