Abra o olho eleitor!
De acordo com balanço do Sistema Divulgacand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), "nunca na história deste Estado" tivemos tantas candidaturas a um único pleito. Parece até que a tal democracia caiu no gosto dos paranaenses (e, por extensão, dos brasileiros em geral), mas não é bem assim.
Os motivos são os mais diversos, mas logicamente que entre eles estão o Fundão Eleitoral de R$ 4,9 bilhões, que mais parece um prêmio de loteria bancado pela população em geral para patrocinar o sonho alheio, e o privilégio dos servidores públicos concursados, que têm o direito a se licenciar por 90 dias do trabalho sem que isso implique em qualquer perda salarial.
Neste ano há 1.576 candidatos em todo o Paraná, contra 920 em 2006, 1.034 em 2010, 1.238 em 2014 e 1.252 em 2018. O maior crescimento no período ocorreu número de candidatos a deputado federal (nada menos que 123,32%), seguido do de candidatos a deputado estadual (54,75%).
Já do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vem um balanço indicando que um em cada cinco deputados federais atuais dobrou o patrimônio nos últimos quatro anos. Oportuno lembrar que neste mesmo período a população brasileira em geral ficou mais pobre, segundo diferentes levantamentos. (Foto: Reprodução Facebook)