Passeio no Lago junta saúde, solidariedade e meio ambiente
É na doação de órgãos que muitos pacientes renovam as esperanças de cura, mas o tema, para parte da população, ainda é motivo de muitas dúvidas. Por isso, o Banco de Olhos de Cascavel lançou-se na missão de levar informação e aumentar o número de pessoas que, em vida, se declaram doadoras. A primeira edição do "Passeio do Bem: diga sim, sou doador" acontece neste sábado (24), a partir das 08h30.
"É um convite que fazemos para a população, de ter um momento de qualidade associado à oportunidade de saber mais sobre o assunto. Estaremos à disposição para esclarecimento de dúvidas e juntos faremos uma caminhada no Lago Municipal, todos usando camisetas brancas, como forma de celebrar a vida. Desejamos que este tempo sirva para as pessoas contemplarem, perceberem visualmente os detalhes da vida", comenta a médica oftalmologista Selma Miyazaki.
O Banco de Olhos de Cascavel está em funcionamento há 16 anos e é referência no Estado. As captações acontecem em vários municípios da região e as córneas são transplantadas em pacientes de diversas cidades, obedecendo a fila da Central de Transplantes. "Não é necessário deixar um documento para confirmar a vontade de ser doador de órgãos. Muita gente não sabe disso e é uma dúvida comum. Basta informar a família sobre o desejo. Estas e outras dúvidas serão esclarecidas no passeio", pontua Selma.
A ação, que também contará com vacinação contra poliomielite e distribuição gratuita de mudas de árvores por parte das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, conta com diversos parceiros. Representantes de clínicas, hospitais e profissionais que atuam na linha de frente do transplante de órgãos marcarão presença para reforçar o apoio à sensibilização.