PIB do Paraná deve crescer 3,1% e superar média do País
A economia paranaense deve fechar 2022 com posição de destaque, segundo aponta relatório publicado nesta semana pelo Banco Santander, que estima para o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado um crescimento de 3,1%. Caso essa projeção se confirme, o desempenho da economia paranaense deverá superar a média nacional, estimada em 2,6%, e a ser o melhor do Sul do País.
Esse bom resultado deve ser puxado pelo setor de serviços, com crescimento previsto de 4,1%, seguido pelo setor industrial, com expansão prevista de 1,6%, e pela agropecuária, com incremento previsto de 1,3%.
MENOS BUROCRACIA
O crescimento econômico paranaense pós-pandemia da Covid-19 também reflete medidas tomadas pelo atual governo estadual, que reduziu prazos legais de processos para abertura de empresas e obtenção de licenças e adotou um pacote de estímulos fiscais que atraíram cerca de R$ 120 bilhões em investimentos privados nos últimos quatro anos.
"O Paraná foi o estado que mais gerou empregos na região Sul, o que está ligado à atração de novas empresas, novas indústrias, novos investimentos no comércio e na construção civil", comentou o governador Ratinho Junior.
Em 2021 o Estado bateu o recorde na geração de empregos da série histórica do Caged, que apontou um saldo positivo inédito de 174 mil novos postos de trabalho no Estado. Desde 2019 já foram gerados 360 mil novos empregos formais e para 2022 há uma nova previsão de recorde. (Foto: AENPR)