Acredite se quiser: Lula afirma que cadeia o fez amar Curitiba
Os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas para a Presidência da República, tanto Paraná quanto no Brasil, escolheram fechar a penúltima semana que antecede a eleição de 2 de outubro fazendo campanha em nosso Estado. Enquanto Jair Bolsonaro esteve na sexta-feira (16) nas regiões Central e Norte, Luiz Inácio Lula da Silva esteve no sábado (17) na Capital.
E o que mais chamou atenção dos paranaenses nessa peregrinação de ambos não foram o discurso emotivo de Bolsonaro voltado ao povo ucraniano (que predomina em Prudentópolis e está profundamente abalado pela guerra declarada pela Rússia), nem a motociata organizada por partidários do atual presidente em Londrina, mas sim o discurso de Lula durante o comício em Curitiba (foto).
"Tem gente que pensa que eu fiquei com ódio de Curitiba porque eu fiquei preso aqui, mas se vocês soubessem: a cadeia me fez aprender a amar Curitiba. Foi aqui na cadeira que eu conheci a Janja e foi aqui que decidimos nos casar. Então, eu tenho gratidão por Curitiba, tenho respeito por Curitiba e tenho muito mais carinho por homens e mulheres dessa cidade, que não mediram esforços para ficar 580 dias para pedir minha liberdade", disse Lula, para delírio de seus seguidores e perplexidade dos que não querem vê-lo de volta à Presidência da República.
E, claro, também não faltaram ataques de parte a parte. Em um discurso duro, Bolsonaro associou Lula ao "mal", à "corrupção" e a "tudo que não presta". Já Lula atacou o atual presidente dizendo, dentre outras coisas, que ele "não entende nada de educação, não entende de emprego, não entende de sindicato, de enfermagem. Não entende absolutamente de nada, a não ser de fake news". (Foto: Ricardo Stucker/PT)