Discurso restrito
Por força das restrições impostas pela legislação eleitoral, o ex-vereador Juarez Berté não terá a liberdade de seu antecessor Eliezer Fontana à frente da Coordenação Regional de Cascavel nos momentos em que estiver representando o Governo do Paraná em atos oficiais. Durante sua posse, ocorrida ontem, em Curitiba, ele recebeu do chefe da Casa Civil, deputado Dilceu Sperafico, orientação para sequer mencionar o nome de Cida Borghetti em seus pronunciamentos para não caracterizar propaganda ilegal da governadora, que se prepara para enfrentar as urnas na esperança de ser efetivada no cargo que assumiu com a renúncia de Beto Richa.
Vapt-vupt
Durou três minutos, quando muito, a eleição da mesa que comandará a Câmara de Cascavel a partir de 1° de janeiro do próximo ano, realizada ao final da sessão desta terça-feira à tarde. E a única chapa inscrita foi aprovada por todos os 21 vereadores, o que significa que o presidente eleito Alécio Espínola fez com muita competência o trabalho de articulação.
Gratidão
Imediatamente após o término da votação, feita de forma nominal, Espínola ocupou a tribuna para manifestar sua gratidão aos pares e dizer que agirá com eficiência e transparência para fazer da Câmara "uma casa da qual o povo possa se orgulhar". Além dele, compõem a nova mesa os vereadores Roberto Parra (1º vice), Valdecir Alcântara (2º vice), Aldonir Cabral (1º secretário) e Paulo Porto (2º secretário).
Liquidação
O insucesso do primeiro leilão de bens do Grupo Diplomata, revelado em primeira mão pelo Alerta Paraná, desagradou ao juiz Pedro Ivo Lins Moreira. Dando a entender que os preços estavam totalmente fora da realidade, o magistrado determinou que o próximo leilão tenha três rodadas, todas no mesmo dia e em horários distintos, e que os bens sejam ofertados inicialmente pelo preço cheio, depois por 50% e, por fim, por 30% da avaliação.
Está valendo
Já foi sancionada a lei que isenta o ICMS do fornecimento de energia elétrica produzida por mini e microgeração no Paraná, conforme proposta do Governo do Estado aprovada pela Assembleia. O benefício será concedido por um prazo de até 48 meses e visa incentivar a geração de energia por fontes alternativas no Estado, como a solar, eólica, de biogás e biometano. O benefício é válido para unidades com potência instalada de até 1 megawatt.
Compartilhamento
O consumidor que optar por gerar a própria energia por meio de fontes renováveis poderá compartilhar a produção excedente na rede pública de abastecimento e obter descontos na conta de luz. O abatimento ocorrerá por meio da isenção do ICMS sobre a energia elétrica trocada entre consumidor e distribuidora.
Privilegiados
O debate originário do veto de Cida Borghetti ao reajuste do funcionalismo serviu para trazer à tona uma disparidade gritante e injustificável. Números publicados no próprio Diário Oficial do Estado mostram que o salário médio, que no Executivo é de R$ 5,3 mil mensais, no Tribunal de Contas chega a R$ 22,6 mil. Em posições intermediárias ficam os salários médios da Assembleia Legislativa (10,1 mil), do Tribunal de Justiça (11 mil) e do Ministério Público (18,1 mil).
* Pílulas
* Salazar Barreiros ainda levará um tempo para decidir o nome que irá apoiar para deputado federal. * Na mais recente reunião do PP o ex-prefeito disse com todas as legras que não pedirá votos para Alfredo Kaefer de jeito nenhum. * A captura da onça que atormentava os cascavelenses rendeu elogios na sessão de hoje da Câmara ao trabalho do vereador Romulo Quintino como secretário do Meio Ambiente. * Cida Borghetti terá um abacaxi para descascar assim que retornar da missão oficial aos Estados Unidos. * É que seu secretário de Desenvolvimento Urbano e cunhado Silvio Barros figura na lista de agentes públicos inelegíveis entregue pelo Tribunal de Contas ao Tribunal Regional Eleitoral. * Quatro pessoas acusadas de clonar os celulares de Cida Borghetti e deputados do Paraná foram presos hoje, só que no Maranhão. * Os vereadores Fernando Hallberg, Pedro Sampaio, Paulo Porto, Sebastião Madril e Jorge Bocasanta comunicaram hoje a formação de um bloco de oposição na Câmara de Cascavel.