Bolsonaro vai se despedir da rainha e Pacheco vira presidente
A viagem de Jair Bolsonaro a Londres, para o velório da rainha Elizabeth II e, depois, para a Assembleia Geral das Nações Unidas, levará o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a assumir o comando do Palácio do Planalto de forma interina. O presidente viaja neste sábado (17), um dia depois de fazer campanha no Paraná, e retorna na terça-feira (20).
Esta será a terceira vez que Rodrigo Pacheco assumirá a Presidência da República. As outras duas também ocorreram neste ano, nos meses de maio e junho. Por serem candidatos às eleições deste ano, o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da Câmara, Arthur Lira, estão impossibilitados de assumir o comando do País.
Com isso, deverão sair do Brasil em plena campanha eleitoral. Rodrigo Pacheco tem mais quatro anos de mandato como senador. Primeiro na linha sucessória, Mourão irá em viagem oficial ao Peru, entre amanhã e terça.
A viagem foi marcada para evitar que ele fique inelegível, de acordo com a legislação eleitoral. Mourão é candidato a senador pelo Rio Grande do Sul e sua saída do Brasil ocorre num momento incômodo para ele, pois a disputa com a ex-senadora Ana Amélia e o ex-governador Olívio Dutra está bastante renhida.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o terceiro na linha de sucessão, também decidiu viajar para a Assembleia Geral da ONU neste sábado. A expectativa é a de que ele retorne ao Brasil junto com Bolsonaro. (Foto: Pedro Gontijo/Ag. Senado)