Critérios para inspeção de produtos vegetais vão mudar
Produtores rurais e demais integrantes das cadeias de produtos de origem vegetal estão sendo convidados a participar de uma consulta pública promovida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para debater a revisão do Decreto 6.268 de 2007, que define as regras de inspeção da soja, do milho, do trigo e do feijão, por exemplo. O assunto foi tema da reunião de ontem (13) da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas do Sistema Faep/Senar-PR e para participar da consulta, aberta até o dia 21 de outubro, basta clicar aqui.
O coordenador-geral de qualidade vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Hugo Caruso, aponta a criação de uma regra única e mais objetiva como motivo para as mudanças. "Temos a necessidade de deixar claro qual é a base legal que o Brasil possui para exigirmos o cumprimento por todos os envolvidos nas cadeias produtivas. Temos uma série de aspectos que os países importadores dos nossos produtos pedem como pré-requisito e é aí que entra a necessidade dessa readequação", explica.
Ana Paula Kowalski, técnica do Sistema Faep/Senar-PR, orienta os produtores a participarem da consulta pública, além de começar uma mudança de comportamento nas rotinas no campo. "É preciso observar que vindo essa normativa será cada vez mais importante que os produtores cumpram as exigências e se municiem de informações que comprovem a adoção de boas práticas. Mais do que fazer, é preciso ter comprovações, ter rastreabilidade do seu próprio processo. Se habituem ao processo de monitoramento e autocontrole e comecem a exigir isso dos seus prestadores de serviços", aconselha. (Foto: Sistema Faep)