Morre Pedrinho Furlan, 88 anos, cidadão ilustre do Oeste do PR
O Oeste do Paraná acaba de perder um de seus mais ilustres representantes. O empresário e benfeitor Pedrinho Furlan faleceu em Toledo na madrugada deste domingo (11), por ironia do destino dia em que a Festa Nacional do Porco Assado no Rolete, da qual era criador e incentivador, volta a ser realizada após um intervalo de dois anos por conta da pandemia.
Ele estava internado há alguns dias e completaria em novembro próximo 89 anos de idade e deixa a esposa Moema e os filhos Alexandre, Pedro, Paulo Sérgio, Neusa, Flávio e Tita Furlan. O velório começará às 13h30, no salão da Catedral de Toledo, e o sepultamento será nesta segunda-feira (12), às 10h, no Cemitério Cristo Rei.
TRAJETÓRIA
Gaúcho de Tupanciretã (22 de novembro de 1933) e formado em Direito pela Universidade de São Paulo, Pedrinho Furlan se mudou para Toledo ainda na década de 1960 a convite do fundador da Sadia (hoje BRF), Atílio Fontana, trabalhou muitos anos como diretor da empresa e teve papel decisivo no desenvolvimento principalmente da suinocultura e da avicultura da região. Também foi presidente da Agência de Fomento do Paraná.
Com um vasto histórico de apoio às causas sociais, comunitárias e esportivas, foi o grande responsável pelo sucesso nacional alcançado pela ginástica rítmica de Toledo. "Ele sempre estava ao nosso lado e dizia: ‘vocês podem, vocês conseguem1. Era um motivador, apaixonado pela modalidade que nos acompanhava no dia a dia do trabalho e nas competições", recordou a técnica Anita Klemann de GR em entrevista ao portal Viver Toledo.
Por seu histórico de empenho pelas causas da cidade e da região, Pedrinho foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Toledo e homenageado também pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e pela Confederação Nacional da Indústria ao lado de Ágide Meneguette e Oriovisto Gyuimarães.
"Ele fez muito pela nossa cidade e pela nossa região. Como um grande líder que foi, estimulou o desenvolvimento de muita gente e foi particularmente decisivo no apoio à projeção das nossas crianças e adolescentes através da ginástica rítmica, que divulgou Toledo em todo o Brasil e no exterior. Sem dúvida, ele deixa um legado muito importante de realizações", resumiu o ex-deputado Dilceu Sperafico.
"Ele amava de paixão esta terra, ajudava muito a comunidade e sempre dizia e que o partido dele era o PT - Partido de Toledo. Estava sempre pronto a contribuir com sua sabedoria e seu poder de articulações", acrescentou o empresário Augusto Sperotto, ex-presidente da Acit. (Foto: Viver Toledo)