Emprego dos sonhos
Dos atuais 54 deputados estaduais do Paraná, 43 estão em campanha à reeleição, seis concorrem a deputado federal e apenas cinco estão saindo de cena. Setembro, portanto, será um mês de agenda repleta para quase todos eles, pois nem só "Deus ajuda quem cedo madruga", as urnas também.
Eis a explicação óbvia, mas questionável, para a decisão da Assembleia Legislativa de decretar recesso por 19 dias, e que se transformarão em 25 dias na medida em que as votações desta semana foram todas antecipadas para a sessão de ontem (5), entre elas a do projeto da LDO de 2023.
A mesa diretiva da Casa alega que o recesso de julho foi suspenso, com os deputados fazendo uma espécie de plantão à espera da discussão relacionada à redução do ICMS sobre os combustíveis e a energia elétrica.
Até aí, tudo bem. Mas é uma justificativa apenas meia-sola, pois ao trabalhador comum não é dado o direito de ter dois meses ou mais de férias por ano. E olha que o salário atual de um deputado estadual paranaense supera a casa dos R$ 25 mil mensais! (Foto: Nani Gois/Alep)