Para economizar, TRE convoca mesários por telefone e internet
O orçamento curto levou o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) a inovar no processo de convocação dos mesários para as eleições gerais de outubro próximo. Cerca de 100 mil pessoas estão sendo chamadas por telefone e pelas redes sociais, a um custo infinitamente mais barato que o envio de correspondência a cada uma delas.
Esse exército todo é necessário para garantir o funcionamento de 26.900 sessões eleitorais divididas em 4.992 locais. O Paraná tem quase 8 milhões de eleitores, 7.168.138 deles cadastrados biometricamente.
VOTO EM TRÂNSITO
E nesta terça-feira começa o prazo para que eleitores que não estarão em seus domicílios no dia da eleição (7 de outubro) protocolem junto à Justiça Eleitoral pedidos para votar em trânsito, que é possível apenas na capital e cidades com mais de 100 mil eleitores.
Segundo a lei, para votar em trânsito o eleitor deverá comparecer em qualquer cartório eleitoral até 23 de agosto e solicitar sua habilitação. Basta apresentar um documento oficial com foto e indicar o local em que pretende exercer seu direito de voto. Mas apenas os eleitores que estiverem em situação regular poderão fazê-lo.
Os eleitores que se encontrarem fora do Estado de seu domicílio eleitoral poderão votar em trânsito apenas para presidente da República. Já aqueles que estiverem em trânsito dentro de seu estado, poderão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. (Foto: Arquivo Google)