Feira Paranaense de Energias Renováveis será em Cascavel
O Brasil caminha a passos largos para se tornar, muito em breve, modelo em eficiência energética para o mundo. Não diferente é o Paraná, um dos estados com mais investimentos nesta área, seja nas cidades ou no campo. Diante dessa realidade, Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), IDR-Paraná, Sistema Faep, Sindicato Rural de Cascavel e Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel) realizam nesta sexta-feira (2) o lançamento oficial da Feira Paranaense de Energias Renováveis, que está programada para o período de 26 a 28 de outubro, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, das 14h às 21h.
A Segurança Energética Regional será o tema do Tendências Codesc. O Conselho vai participar da programação em um painel na tarde do dia 28, às 14h.
O primeiro dia será dedicado a palestras sobre energia solar. No segundo dia de evento, será a vez de debater temas relacionados à energia de biomassa e no terceiro e último dia, as palestras serão ministradas por empresas participantes e Codesc, com o objetivo de demonstrar a viabilidade financeira das energias renováveis.
De acordo com o presidente da Areac, engenheiro agrônomo Cesar Veronese, a feira será uma oportunidade singular a empresários, produtores e público em geral de conhecer todo o potencial deste segmento no Brasil. "Será um grande marco para Cascavel e para o Paraná na utilização dessas energias sustentáveis", afirma ele.
A sustentabilidade deixou de ser apenas mote de campanhas publicitárias para virar realidade no Brasil. Dentro desse cenário, o setor de energias renováveis é um dos mercados que mais se desenvolve no País devido à diversificação de vertentes. São consideradas renováveis as energias hídrica (água dos rios), solar, eólica (ventos), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (interior da terra) e oceânica (marés e ondas).
A feira em Cascavel ocorrerá em um momento em que o Brasil ultrapassou a marca histórica de 18 gigawats de potência instalada de energia solar. Conforme recente mapeamento, de janeiro a agosto deste ano a energia solar cresceu 38,4%. (Foto: Divulgação)