Eleição: Lula e Bolsonaro tecnicamente empatados
É da Paraná Pesquisas o primeiro levantamento a mostrar Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro empatados tecnicamente na disputa pela Presidência da República. Feita do dia 26 ao dia 30 de agosto e divulgada nesta quarta-feira (31), a pesquisa estimulada do instituto curitibano mostra Lula com 41,3% das intenções de voto e Bolsonaro com 37,1%. O empate técnico se caracteriza pelo fato de a margem de erro ser de 2,2 pontos para mais ou para menos e a diferença entre os dois estar em 4,2%.
Na sequência, no levantamento da Paraná Pesquisas apareceram Ciro Gomes com 7,7% e Simone Tebet com 2,4%, enquanto os demais candidatos não atingiram um ponto percentual. Os indecisos somaram 4% e os votos brancos e nulos, 5,9%. E na simulação de segundo turno, Lula apareceu com 47,8% e Bolsonaro com 40,8%. Este levantamento foi feito com 2020 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº BR-03492/2022.
A distância entre os dois líderes tem variado nos levantamentos de diferentes institutos nesta semana. Depois da Paraná Pesquisas, a menor vantagem de Lula sobre Bolsonaro foi apontada pela BTG/FSB (7 pontos) e a maior pelos institutos Ipec e Quaest (12 pontos).
Para conferir o levantamento completo da Paraná Pesquisas Clique Aqui. (Fotos: Divulgação)