Embrapa encontrará no Oeste do PR verdadeiro laboratório a céu aberto
"Vivemos em um território que historicamente sempre foi muito aberto à pesquisa e à inovação, com laços muito fortes com o cooperativismo e com a produção de proteína animal. Temos aqui um laboratório a céu aberto para os estudos, os quais serão favorecidos pela sinergia intensa entre poder público e iniciativa privada".
A declaração foi feita pelo prefeito Beto Luniti ao dar as boas-vindas a uma equipe de técnicos da Embrapa, que se encontra em Toledo para conhecer a realidade local e dar andamento à instalação de uma unidade da empresa neste Município do Oeste paranaense, maior região produtora de peixes do Brasil. Também participaram do encontro outros membros da administração municipal e representantes da Câmara de Vereadores, do IAT, do IDR-Paraná e do Biopark.
A comitiva da Embrapa/Pesca e Aquicultura é liderada pela chefe-geral Danielle de Bem Luiz e composta, ainda, pela chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Marta Eichemberger Ummus, pela pesquisadora Fernanda Loureiro de Almeida O’Sullivan e pelo analista Daniel Chaves Webber. O grupo está desde ontem (29) em Toledo e de amanhã (31) a sexta-feira (2) participa, em Foz do Iguaçu, de um congresso internacional sobre piscicultura.
PARCERIAS
Danielle explicou que essa visita está centrada em dois eixos. "Temos muito interesse em formar sólidas parcerias com empresas do setor e as universidades. Essa junção de forças tem o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da piscicultura em Toledo e região, mas isso requer investimento prévio, pois pesquisa custa caro, mas entrega resultados inquestionáveis", disse Danielle.
"Nossa ideia é iniciar o quanto antes e, dependendo dos rumos que o empreendimento tomar, vamos ajustando nosso planejamento à realidade. Temos, já aplicado nas cadeias do algodão e do biodiesel, por exemplo, um modelo de custeio via fundo agropecuário que receberá recursos de órgãos públicos e empresas interessadas em estar na vanguarda deste setor. Nossa intenção é replicá-lo também na pesca e na aquicultura", acrescentou. (Foto: Divulgação PMC)