Setembro Amarelo buscará conter explosão de suicídios
"Viver vale a pena" é o recado que a administração municipal pretende passar à população, por meio do Programa de Promoção à Saúde do Servidor, que será desenvolvido em setembro, período dedicado justamente à prevenção ao suicídio.
Durante todo o mês, inúmeras atividades serão realizadas com o objetivo de promover a saúde mental não só do funcionalismo, mas da população em geral já que a pandemia trouxe uma verdadeira explosão nos números de casos de depressão e suicídio.
"A atividade alusiva ao Setembro Amarelo tem o intuito de sensibilizar a comunidade quanto a dados alarmantes sobre suicídio no mundo. De acordo com Organização Mundial da Saúde, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados", alerta Marivânia Menegarde, enfermeira do Programa de Promoção à Saúde do Servidor.
"O ideal é sempre fazer uma atividade física, pode ser sozinho ou na companhia de um amigo, um familiar e em lugares abertos, como parques. A caminhada ao ar livre sempre é bem-vinda. Ela nos estimula a viver quando entramos em contato com a natureza. Podemos apreciar a paisagem ouvir os sons, fazer novas amizades. Além disso, a atividade física ao ar livre traz como um recurso a melhora na qualidade de vida, renova a energia e previne contra diversos tipos de doenças", orienta o professor, Carlos Felipe vieira. (Foto: Secom/PMC)