Vitória consagradora rende homenagem a Pedro Muffato
A Câmara Municipal entregou nesta segunda-feira (29) uma Moção de Aplauso ao piloto cascavelense Pedro Muffato, que voltou às pistas aos 82 anos de idade vencendo, há duas semanas, a quarta etapa da Fórmula Truck. Proposta pelo presidente Alécio Espínola, a homenagem recebeu o apoio unânime dos demais parlamentares.
Muffato começou a correr com caminhões em 2000, a convite do então organizador da Fórmula Truck, o já falecido Aroldo Batista Félix, mas sua história de sucesso no mundo da velocidade começou bem antes, em 1966, quanto disputou sua primeira corrida.
Nos anos 70 ele se notabilizou por vencer várias vezes a prova Cascavel de Ouro e por ter sido campeão paranaense e brasileiro. Na década de 80, desenvolveu um carro de corrida em Cascavel, o Muffatão, com tecnologia argentina, que teve um excelente desempenho e conquistou várias provas na América do Sul.
Em 1996 Muffato sofreu um grave acidente a quase 200 km/h e ficou 16 dias em coma, com múltiplas fraturas. Mesmo com o prognóstico de que nunca mais retornaria às pistas, ele se recuperou e voltou na década de 2000, dessa vez correndo com caminhões.
"É difícil encontrar palavras para agradecer esse momento que os senhores vereadores e as senhoras vereadoras estão me proporcionando. Essa homenagem não é só para mim, é para Cascavel e para todos os que fizeram isso acontecer. A gente quando está correndo nem sente muito porque tem que se concentrar no que está fazendo. Aquela última volta parecia uma coisa de Deus, foi incrível e uma coisa que talvez nunca mais vai se repetir, uma das melhores voltas que já dei na vida", disse Muffato ao receber a Moção da Câmara, onde cumpriu um mandato de vereador antes de ser eleito prefeito de Cascavel, entre as décadas de 1960 e 1970. (Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC)