Saúde bucal: Cascavel já prestou 51 mil atendimentos gratuitos em 2022
Cascavel tem um dos mais eficientes programas públicos de assistência à saúde bucal da população. O município possui, ao todo, 54 consultórios odontológicos, que são operados por 105 dentistas, 62 auxiliares e 31 técnicos.
Com todo esse aparato, a média tem sido de 7 mil atendimentos por mês. Somente neste ano, já foram feitos pouco mais de 51 mil atendimentos, contra 65.778 de todo o ano passado.
São números como esses que balizam o fato de Cascavel ter sido reconhecida com o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal dentre os municípios que valorizam esse tipo de atendimento. A cidade foi premiada na categoria até 300 mil habitantes em 2018 e 2019 - nos anos seguintes não houve o evento por conta da pandemia.
Nas unidades de saúde são prestados serviços de restauração, extração dentária, raspagem, profilaxia/limpeza, raio-x e atendimentos de urgência, dentre outros. Já na atenção especializada é feita no CEO, que oferece cirurgias, prótese total, diagnóstico de câncer de boca, atendimentos de endodontia e periodontia especializada.
O gerente da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Shady Yassine, diz que a avaliação do atendimento odontológico ofertado à população é muito positiva. Segundo ele, o planejamento tem sido cumprido à risca, com a renovação de todos os equipamentos odontológicos e abertura de novas equipes de saúde bucal. (Foto: Secom/PMC)