Governadora negocia nos EUA um novo empréstimo ao Paraná
A governadora Cida Borghetti se reuniu nesta segunda-feira com a Diretoria do Banco Mundial, em Washington (EUA), para discutir o cronograma final das ações relacionadas ao empréstimo da entidade ao Estado e negociar um novo empréstimo internacional.
A governadora e o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, foram recebidos na sede do banco pelo gerente de setor público e instituições para América Latina e Caribe, Roberto Taliercio, pelo gerente do projeto multissetorial para o desenvolvimento do Paraná, David Zucchini, e pelo especialista em setor público, Roland Clarke.
"Estamos caminhando para finalizar um processo muito exitoso, com a redução da mortalidade materna e infantil, ampliação dos investimentos nas escolas, apoio aos produtores rurais, modernização dos licenciamentos ambientais, capacitação dos servidores e fortalecimento da prevenção de desastres", afirmou a governadora.
"São resultados que nos capacitam a solicitar a ampliação da parceria com o Banco e a inclusão de novas metas e programas com o foco no desenvolvimento regional", acrescentou.
O gerente de setor público e instituições para América Latina e Caribe, Roberto Taliercio, afirmou que o Banco tem o interesse de desenvolver um novo projeto junto ao Governo do Estado e usar o Paraná como modelo. "Estamos impressionados com os resultados alcançados e entendemos a importância de exportar as experiências para outros Estados no Brasil e na região", disse.
DESTINAÇÃO
Entre as áreas de interesse desse novo projeto estão inovação, aumento da eficiência da máquina pública, educação e primeira infância, habitação, melhoria de renda, sustentabilidade e a consolidação da regionalização da saúde.
Uma das principais metas é o fortalecimento da Rede Paraná Urgência, que foi implantada em 2012 e vem otimizando os serviços de urgência e emergência ambulatoriais, pré-hospitalares móveis terrestres e aéreos, e hospitalares.
Entre as ações planejadas para serem executadas com o novo empréstimo estão melhorar a gestão de hospitais públicos municipais e estaduais, ampliar o financiamento para o custeio de hospitais públicos, incorporar novas tecnologias para os agentes comunitários, implantar o prontuário eletrônico em todo o Estado e promover cursos de capacitação para os servidores. (Foto: ANPR)