Chega ao Brasil o coração de D. Pedro I, emprestado por Portugal
O coração de Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou simplesmente D. Pedro I (1798-1834), o herói de nossa independência, já se encontra em solo brasileiro, de acordo com informação da Agência Brasil
Emprestado pelo governo de Portugal para ser exposto durante a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, ele foi trazido da Europa a bordo de um jato executivo da FAB (Força Aérea Brasileira) que pousou em Natal, mas a chegada ao Palácio do Planalto só ocorrerá nesta terça-feira (23).
O órgão vital do primeiro imperador brasileiro permanecerá em Brasília até o dia 8 de setembro, quando será devolvido à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, em cuja igreja, na cidade portuguesa do Porto, está guardado há quase 200 anos.
O governo brasileiro anunciou que, em respeito à memória de Pedro I, tratará a presença do coração do antigo monarca com as mesmas honras de Estado dispensadas a chefes de outras nações em visita ao País, e ficará exposto no Itamaraty dentro de uma cápsula de vidro, em uma sala climatizada e sob permanente vigilância da Polícia Federal.
MAIOR DA HISTÓRIA
Em Cascavel, os 200 anos da independência do Brasil serão celebrados à altura que a data exige. A Prefeitura está preparando o maior desfile de 7 de setembro da história do Município, além de ser o primeiro grande evento público em massa pós-pandemia. O desfile desta feita será à tarde, com início às 17h, e além da Avenida Brasil, também alcançará a Avenida Carlos Gomes e a Rua Carlos de Carvalho. (Foto: Marcelo Camargo/AGBR)