Ortigara vem lançar em Cascavel a colheita da nova safra de trigo
O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, estará nesta quarta-feira (24) em Cascavel para, ao lado do presidente da Coopavel Dilvo Grolli e do coordenador geral do Show Rural de Inverno, Rogério Rizzardi, fazer o lançamento oficial do início da colheita da safra 2022 de trigo no Paraná. O ato está marcado para as 11h em uma área anexa ao parque tecnológico da cooperativa e reunirá autoridades do agronegócio, triticultores e convidados.
A abertura oficial da colheita em Cascavel marca um momento determinante para a triticultura na região e para o Show Rural de Inverno, o maior evento brasileiro de disseminação do grão no País, destaca o presidente Dilvo Grolli. "O secretário Ortigara conhece a fundo sobre os temas do agronegócio e entende as oportunidades que a triticultura abre aos produtores rurais do Brasil e principalmente do Paraná", diz.
De amanhã (23) até quinta-feira (25), 40 cultivares de culturas de inverno serão apresentadas no evento, 29 delas de trigo e pelo menos dez com produtividade superior a seis mil quilos por hectare, mais que o dobro da média brasileira. "Esse é o reflexo do quanto as empresas estão investindo e confiam na triticultura nacional. O Paraná assume já a partir deste ano a dianteira na produção brasileira, com quatro milhões de toneladas, e o País chegará a mais de nove milhões de toneladas", destaca Dilvo. Mesmo assim, o consumo interno é de 13 milhões. Mas com o avanço da cultura, a expectativa é de autossuficiência em cinco anos.
NOVIDADES
Vinte e três empresas vão participar da terceira edição do Show Rural Coopavel de Inverno, mas além disso inúmeras novidades são incorporadas à programação. Entre elas estão palestras técnicas nas áreas de inovação, de pecuária e também atividades especialmente dedicadas à mulher agricultora. Diariamente, o evento contará com palestra de um dos grandes analistas agrícolas do País, o agrônomo Vlamir Brandalizze, sempre a partir das 15h, no espaço Paraná Cooperativo.
O coordenador geral Rogério Rizzardi lembra que o acesso ao parque é gratuito, bem como o uso do estacionamento - o parque fica no Km-577 da BR-277, na saída para Curitiba. (Foto: CNA)