Cascavelenses celebram Dia do Ciclista sobre duas rodas
Cascavel tem mais de 31 quilômetros de malha cicloviária, o que é um convite para desbravar a cidade sobre duas rodas. E é em cima da bicicleta que o Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, será comemorado na cidade neste domingo (21).
Para marcar a data, a Transitar, com o apoio da Velho Oeste Eventos e da Casa das Bicicletas, realizará às 15h um Passeio Ciclístico aberto a toda comunidade. A participação é totalmente gratuita e a pedalada uma forma de incentivar esse tipo de transporte sustentável, e de forma segura. A concentração será na frente da Prefeitura e seguirá pela Avenida Brasil até a Travessa Cristo Rei, retornando ao Paço Municipal.
Com ciclovias ligando todas as regiões da cidade, o uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado em Cascavel. Inclusive, o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) já trabalha com projetos para ampliação da malha cicloviária, com a construção de mais de 70 novos quilômetros. A "magrela", além de fazer bem para o bolso, também faz muito bem à saúde, uma vez que reduz os riscos para desenvolvimento de doença, melhora a coordenação motora e o bem-estar.
A presidente da Transitar, Simoni Soares, faz questão de ressaltar que o respeito aos ciclistas é fundamental para isso. "A empatia e o cuidado com os mais vulneráveis no trânsito faz toda a diferença para a segurança viária, e já percebemos uma mudança no comportamento dos cascavelenses, com a redução das taxas de acidentes, vitimas e óbitos de ciclistas. Isso é conscientização", destaca ela. De janeiro a julho deste ano houve uma diminuição de 9,76% nos acidentes envolvendo ciclistas. Já o número de feridos caiu 30% e o de óbitos caiu para zero, contra três do a no passado. (Foto: Secom/PMC)