O ciclo vital
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
O ciclo vital é formado pelas diferentes etapas que as pessoas em geral atravessam ao longo da vida, desde o nascimento até a morte. As famílias vivem em movimento e passam, ao longo da vida, por uma série de etapas. Em cada fase, ultrapassam um desafio e, neste processo, vão aumentando sua autonomia e sua integração criativa ao mundo e fortalecendo os elos sociais.
Dentro do ciclo da vida podemos reconhecer as seguintes etapas: constituição do casal (novo sistema e, como tal, com características diferentes do sistema familiar de origem de cada um dos cônjuges), nascimento e infância (os filhos enriquecem o desenvolvimento individual dos pais, mas também é um campo onde o casal enfrenta duras lutas), filhos em idade escolar (constitui uma das situações de desprendimento), adolescência (uma etapa especial de comoção e crise, que afeta todo o sistema familiar), saída dos filhos de casa e casamento (isso implica na aceitação da saída de casa de um ou mais membros), etapa madura e velhice (o ser humano necessita sentir-se perpetuado não só física, mas também psicológica, social e culturalmente).
A passagem de uma etapa para outra implica em muitas mudanças, e toda mudança em si mesma pode ser considerada uma crise que se caracteriza por conflitos diversos. Contudo, ela não é essencialmente negativa, pois conduz ao crescimento e à transição para um novo nível necessário e importante no ciclo vital. Essa crise não é vivida apenas pela pessoa que a está atravessando, mas por todo o grupo familiar.
A família abriga, portanto, um conjunto de vivências, situações e experiências que convivem e se confrontam.
Há famílias que têm mais facilidade e capacidade de adaptação, e outras onde a rigidez das estruturas dificulta qualquer dessas passagens. Mas devemos lembrar que o ciclo vital está relacionado com cultura, nível social, mitos e crenças de cada família, por isso não existem formas corretas ou incorretas se de passar por suas diferentes etapas. (Foto: Pixabay)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é formada em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional, especializada em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato: (45) 99912-8788