Bandidos que se cuidem: guardas passam a usar carabinas ponto 40
Durante três dias, guardas municipais de Cascavel participaram de um curso de capacitação para o manejo da carabina Taurus/Famae CT40, calibre ponto 40. O curso foi ministrado por policiais federais penais e professores de armamento e tiro e é fruto de um termo de cooperação entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura de Cascavel, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).
Foram 20 horas de treinamentos intensivos e agora os guardas municipais estão devidamente habilitados a usar esse armamento. "É interessante que a GM detenha uma arma longa para auxiliar nas operações, aumentando significativamente a sensação de segurança por parte da população, por ter um armamento de qualidade e um operador bem qualificado e capacitado para atuar na cidade", explicou o instrutor e policial federal penal Samuel Felipe Maia.
Para o guarda municipal Walter Pagliosa, apesar de o foco da corporação ser a segurança comunitária, é importante estar preparado. "Este é um armamento mais específico, que já vem com munição ponto 40 que a Guarda Municipal vem adotando agora para o combate a criminalidade em Cascavel. A GM trabalha como uma guarda cidadã, mas precisamos estar preparados. O prefeito Paranhos declarou guerra contra a criminalidade e, nós também estamos nos aperfeiçoando para conseguir alcançar esse objetivo que é do próprio Paço Municipal", observou.
ARMAS DOADAS
Por meio do Depen, o Ministério da Justiça doou à Guarda Municipal de Cascavel 20 dessas carabinas, que custam em torno de R$ 14 mil por unidade. Já o treinamento, feito através de parceria e a custo zero para o Município. (Foto: Silvia Soluszynski/Divulgação)