Liberação do Trevo Cataratas encerra uma espera de 30 anos
O novo Trevo Cataratas será aberto ao tráfego no domingo (21), às 10h, dando fim a uma espera de longos 30 anos e contemplando uma das mais articuladas bandeiras estruturais de Cascavel e do Oeste do Paraná. "Essa obra representa a união, o trabalho conjunto e a determinação de autoridades, líderes e de toda a comunidade regional, que jamais se cansou ou se furtou de pedir por um empreendimento tão importante ao presente e ao futuro de Cascavel, do Oeste e do Estado", destaca Genesio Pegoraro, presidente da Acic, entidade que encabeçou várias campanhas para a conquista dessa obra.
"Isso foi para nós dias intermináveis de espera até que esse acordo se concluiu e a Justiça entendeu, diante dos números que apresentamos, que essa era uma obra necessária", lembrou o prefeito Leonaldo Paranhos ao vistoriar a obra pela última vez.
O trevo Cataratas é tão antigo quanto a BR-277, uma das principais artérias rodoviárias do Paraná e do Sul do Brasil. Com mais de 50 anos, o trevo é um dos mais movimentados e estratégicos entroncamentos dos estados do Sul. Por ele passam, diariamente, cerca de 50 mil veículos provenientes dos mais diversos cantos do País e que se utilizam, principalmente, das BR-s 277, 369 e 467, além de indiretamente estar conectado, pelas BRs 277 e 467, à BR-163, que atravessa o Brasil de Norte a Sul.
Acic, outras entidades e o poder público sempre estiveram irmanados para, , nesses anos todos, mostrar às autoridades e órgãos dos governos estadual e federal a necessidade e urgência de reestruturação do trevo Cataratas. Ele foi construído em uma época muito diferente da atual e com exigência de fluxo muitas vezes menor. Ele serviu bem à região, mas estava praticamente obsoleto há 15 anos, mesmo diante das melhorias recebidas.
O trevo custou R$ 82 milhões e foi bancado com o dinheiro do acordo de leniência entre a Justiça e a concessionária Ecocataratas, que também está bancando outras obras na BR-277. (Foto: Divulgação)