Vence nesta quinta (18) o prazo para solicitar o voto em trânsito
Quem estiver fora de seu domicílio quando chegar a hora de ir às urnas, para a eleição de outubro próximo, poderá participar do processo votando em outra cidade. Para isso, no entanto, é necessário cadastrar o chamado voto em trânsito, cujo prazo vence hoje (18).
Outra informação importante é que, neste caso, o eleitor precisa votar em algum município com mais de 100 mil eleitores. E mais: se o município escolhido for no mesmo Estado do domicílio eleitoral, será possível votar para todos os cargos: presidente da República, governador, senador e deputado. Já se for de outro Estado, só será possível votar para presidente.
Para solicitar o voto em trânsito, o eleitor tem que comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo e levar um documento oficial com foto. Não há como fazer a transferência por e-mail ou pelo e-Título. No cartório, o eleitor vai indicar o município onde pretende votar, podendo ser um no primeiro e outro no segundo turno.
Também vence nesta quinta o prazo para o eleitor com dificuldade de locomoção pedir para votar em uma seção especial com acessibilidade. O pedido deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado ou por curador, apoiador ou procurador. (Foto: AGBR)