Cuidado: a PF está de olho!
É bom os afoitos das redes sociais irem colocando as barbas de molho, pois a campanha eleitoral mal começou e a Polícia Federal já contabiliza a abertura de mais de 23,4 mil inquéritos por crimes eleitorais.
Esse número corresponde a quase um terço das apurações abertas durante toda a campanha para as eleições municipais de dois anos atrás e, pelo andar da carruagem, vai superar facilmente os 93,4 mil inquéritos abertos nas eleições presidenciais de quatro anos atrás.
Vale ressaltar que hoje existe uma verdadeira máquina instalada para identificar crimes eleitorais, sobretudo os praticados nas redes sociais, e punir seus autores. E não adianta postar algo indevido, se arrepender e apagar cinco minutos depois, pois o estrago já estará feito e não poderá ser remediado.
Criticar determinado partido ou candidato é próprio do processo democrático, mas isso é preciso ser feito com critério, pois ao acusador cabe o ônus da prova e as penas previstas vão de até seis meses de detenção a multa que pode ultrapassar a casa dos R$ 100 mil. (Foto: Divulgação PF)