Segunda ponte unirá Brasil e Paraguai nesta quarta-feira
Esta quarta-feira (17) será histórica para a integração entre Brasil e Paraguai, que passarão a ser integrados também pela Ponte Internacional da Integração, mais conhecida como segunda ponte uma vez que Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este já são ligadas pela Ponte da Amizade, que começou a ser construída em 1956 e levou nove anos para ficar pronta.
A conexão dos dois lados da nova ponte, que começou a ser construída em 2019 e é financiada com recursos da Itaipu Binacional, se dará com a instalação da última aduela, que tem 5,7 metros de comprimento, 18,5 metros de largura e 28 toneladas. A conclusão da ponte como um todo, no entanto, está prevista apenas para o último trimestre deste ano.
As informações sobre o andamento da obra por parte do lado brasileiro da Itaipu são bem restritas neste momento por imposição da legislação eleitoral, mas o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da diretoria paraguaia da binacional, explicou que depois de instalada a aduela serão colocadas lajes pré-fabricadas e, por fim, será feita a pavimentação asfáltica da via. A etapa derradeira será a instalação das grades de proteção para pedestres e do sistema de iluminação, além da colocação de sensores para detectar qualquer inconveniente que possa surgir nos tensionadores. (Foto: Divulgação Itaipu/PY)