Pesquisadora da Ucrânia começa a trabalhar na Universidade do Oeste
Esta segunda-feira (15) marca o início da atuação da pesquisadora Yuliia Felenchak no campus de Foz do Iguaçu da Unioeste. Vinda da Universidade Estadual de Cultura Física de Lviv, na Ucrânia, ela vai atuar no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras por dois anos, e sua vinda foi viabilizada pelo Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas da Fundação Araucária.
"Para mim, esta é uma grande experiência e uma oportunidade de melhorar profissionalmente, assim como uma chance de aprender outra língua estrangeira. O programa oferece uma oportunidade para continuar minha pesquisa científica. Afinal, o Brasil, assim como a Ucrânia, possui recursos turísticos significativos e únicos, cujo uso racional contribui para o desenvolvimento bem-sucedido da indústria do turismo", disse Yuliia, que é Doutora em Economia, Perita da Agência Nacional de Garantia da Qualidade no Ensino Superior da Ucrânia e autora de mais de 80 trabalhos científicos e educacionais.
Já o diretor do campus de Foz da Unioeste, Fernando José Martins, comentou que a acolhida da pesquisadora cumpre duas funções: "A solidariedade internacional com a situação do povo da Ucrânia nesse momento traumático de guerra daquele país apoio acadêmico e científico internacional para as questões de nosso Programa de Pós-Graduação, ampliando as possibilidades de cooperação e produção de conhecimentos com pesquisadores renomados em suas áreas de atuação". (Foto: Divulgação)