Agronegócio do Oeste do PR ganha plano de inovação
Foi lançado na quarta-feira (10), durante o Link Iguassu Valley, em Medianeira, o Plano de Inovação Agro do Iguassu Valley. Trata-se de um planejamento estratégico desenvolvido para o fortalecimento da inovação no segmento por meio da cooperação entre empresas, startups e instituições de ensino e tecnologia.
Proposto pelo Ministério da Agricultura, ele contempla conteúdos relacionados a quatro temáticas: políticas públicas; integração da governança agro; ampliação do volume de recursos para o agro local; e a interação entre o setor produtivo, o ecossistema e as instituições.
"O Mapa nos convidou a formatar uma governança que pudesse contribuir de forma ordenada para o desenvolvimento do agro. Por meio do SRI Iguassu Valley, aceitamos o desafio e promovemos diversos workshops para criar o planejamento que prevê ações de curto, médio e longo prazo", explicou o consultor do Sebrae Paraná, Emerson Durso.
Durante os encontros para discutir e elaborar o plano, mais de 50 tópicos foram levantados e concentrados nas quatro temáticas. Nesse sentido, o plano traz as vertentes junto às ações propostas, justificativas, os resultados esperados e os setores que podem ser envolvidos.
"A região tem o espírito do cooperativismo. Observando os resultados, que são bastante expressivos no agronegócio, nós percebemos que havia muito ainda a ser explorado. Esperamos que o Plano funcione como uma forma de motivar as iniciativas e que isso possibilite a integração de produtores rurais com a inovação, mostrando que ela vai além de pulverização com drones e pode ser benéfica de outras formas também", observou a diretora de inovação do Mapa, Sibelle Silva. (Foto: Divulgação)