Santander lidera o número de reclamações no setor bancário
O Santander liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras no segundo trimestre deste ano, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.
De abril a junho o BC recebeu nada menos 1.576 queixas consideradas procedentes contra o Santander, sendo a maioria delas relacionadas à "integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e terminais de autoatendimento", totalizando 426 casos.
Para fazer o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações da instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira. Com esse cálculo, o Santander ficou com índice 38,14.
Em segundo lugar ficou a Caixa com índice 27,68 e 2.475 reclamações, seguida do Banco do Brasil, com índice 20,85 e 1.301 reclamações.
Do total de 10.110 reclamações, a principal está relacionadas a situações como não realização de débito automático, divergências entre saques e depósitos, problemas com transações por falha humana, cobrança em duplicidade e alterações em investimentos, sem autorização. Foram relatados 1.656 casos nessa situação. Também foram registrados 1.390 casos de oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada e 1.306 irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.