OAB Cascavel: um advogado para cada 124 habitantes
O Brasil é o País com a maior proporção de advogados por habitante no mundo. Ao todo, perto de 1,3 milhão deles exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas, o que significa que há um advogado para cada 164 brasileiros.
No Paraná essa proporção é ainda maior, de acordo com levantamento do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Nosso Estado tem 81.442 advogados ativos para 11,597 milhões de paranaenses, o que equivale a um advogado para cada 142 pessoas.
Mas nada disso se compara à média de Cascavel e dos outros 12 municípios (Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná) que compõem a subseção local da OAB. Nesse pedaço do Oeste paranaense existem 3.309 advogados ativos para uma população de 419.263 pessoas, o que equivale a um advogado para cada 124 habitantes.
Segundo o Conselho Federal da OAB, uma das razões para o enorme número de advogados no Brasil (e mais especificamente no Paraná) é a abertura indiscriminada de cursos de Direito. Hoje, por exemplo, existem mais de 1,8 mil cursos jurídicos no país, dos quais 128 estão no Paraná.
Por outro lado, a qualidade do ensino nesses centros de formação é algo que preocupa. "O Conselho Federal da OAB tem o Selo OAB Recomenda. No último ciclo avaliativo, dos quase 2 mil cursos existentes, apenas 193 conseguiram o indicativo de qualidade", disse Marco Aurélio Choy em entrevista à TV Cultura. O Paraná possui 128 cursos, mas apenas 17 deles têm esse selo.