Encontro em Cascavel debaterá desafios da sanidade nos aviários
Caminhando para suplantar a carne suína e tornar-se nas próximas décadas a proteína animal mais consumida no mundo, o frango consolidou-se como um dos principais protagonistas do agronegócio, seja contribuindo, através de sua ampla capilaridade, para incrementar a geração de renda e emprego em todas as regiões do país, seja registrando expressiva participação nas exportações nacionais e ajudando a manter o superávit da balança comercial brasileira.
Mas a consolidação e expansão desse cenário de prosperidade, onde o Brasil tem posição de liderança como um dos maiores processadores e o maior exportador mundial de carne de frango, depende de forma crucial dos meios de controle, vigilância e combate efetivo ao grande inimigo que ronda a cadeia produtiva do setor em âmbito internacional: as doenças avícolas.
É nesse contexto que, após ter sido adiado durante o período da pandemia da Covid-19, vai se realizar o 14º Encontro MercoLab de Avicultura, já reconhecido como um dos mais prestigiosos seminários técnicos do gênero no País.
Idealizado e promovido pelo laboratório veterinário MercoLab, o evento tem por objetivo debater em profundidade as questões que dizem respeito à sanidade avícola no Brasil e no mundo, atualizando a cadeia produtiva com a divulgação de resultados de pesquisas e novos conhecimentos, que seguramente irão contribuir para otimizar custos e melhorar a produção, além de abordar os aspectos econômicos da atividade e as perspectivas futuras do negócio.
Contando com mais de noventa funcionários distribuídos na matriz em Cascavel e na filial instalada em Chapecó, no estado de Santa Catarina, dentre os quais seis médicos veterinários e vários profissionais com mestrado e doutorado, o MercoLab presta serviços de monitoria e diagnóstico em todo o território nacional, desenvolvendo um esforço permanente para manter sua equipe bem treinada e capacitada, consciente de que tem dois grandes patrimônios a preservar: seus clientes e seus colaboradores.
Embora seu foco inicial tenha sido a sanidade animal, o MercoLab já faz atualmente análises também na área ambiental (água e efluentes), bromatológicas e de alimentos para consumo humano e animal, dentro do princípio de que existe um só mundo e uma só saúde.
Equipado para realizar mais de 400 tipos de análises destinadas a preservar a saúde animal e, por consequência, a saúde de todos nós, o laboratório tem sua maior demanda na cadeia da produção de frango, mas atua também na área de bovinos, suínos, equinos, pet e peixes, totalizando um volume de mais de cem mil exames mensais.
Diretor geral da empresa e coordenador do encontro, o médico-veterinário Alberto Back assinala que "o MercoLab tem caminhado junto com a avicultura brasileira, que ocupa posição de liderança no mercado mundial, fruto da determinação, competência e dinamismo de seus empresários e técnicos".
Desempenhando papel de destaque no crescimento e fortalecimento da avicultura comercial brasileira, o MercoLab atua como um elo facilitador no processo de transferência de novas tecnologias, ferramentas essenciais para manter a excelência da indústria ligada à cadeia do frango.
Seu foco principal é a prevenção de doenças avícolas com potencial de impor severas restrições sanitárias e provocar prejuízos incalculáveis para os países produtores.
Palestrantes e temas
Estabelecida com base em sugestões vindas de técnicos que atuam no setor nas mais diversas regiões do País, a agenda do 14º Encontro MercoLab de Avicultura se desenvolverá no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, das 8h30 às 18h do próximo dia 13 de setembro.
Ressaltando que os conferencistas são profissionais extremamente capacitados em suas especialidades, Back salienta que "a sinergia desses convidados com os demais participantes fará do evento uma fonte renovadora de informações. Muitas das dificuldades da avicultura podem ser minimizadas e até resolvidas pelo debate e busca de soluções em fóruns como este", finaliza.
Programação
9h15 - 9h30
Abertura Boas-vindas
Alberto Back
9h30 - 11h
Os desafios da indústria avícola para os próximos anos
Francisco Turra, Ex-Ministro da Agricultura
A Atuação da ABPA
Luiz Rua
Diretor da Associação Brasileira de Proteína Animal
11h - 11h45
Desafios para uma nutrição de precisão
Mário Penz
Nutron/Cargill
14h - 15h
Linhagens pandêmicas de E.coli e seu impacto na avicultura
Terezinha Knobel
Professora USP
15h - 15h45
Saúde intestinal e sua relação com a saúde respiratória e saúde óssea
Jovanir Müller
Professora da Universidade Federal do Paraná (Campus Palotina)
16h15 - 17h
Pesquisas e atualização sobre o vírus da bronquite infecciosa - Variante GI-23
Iara Trevisol
Embrapa Suínos e Aves
17h - 17h45
Análises das apresentações, considerações gerais e debate
Edir Nepomuceno da Silva
Ghenvet/Cinergis
As inscrições podem ser feitas nesse link: https://forms.gle/X2nvZyaYujPKqjLv7
Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (45) 3218-0040 e (45) 99952-4597.
(Foto: Sistema Faep)