Agricultura de precisão eleva a produtividade do campo em 10%
O intervalo entre a colheita de inverno e o plantio da safra de verão é o período ideal para o produtor se planejar e solicitar junto à C.Vale os serviços de agricultura de precisão. Os associados da cooperativa que adotaram os serviços em suas lavouras de soja conseguiram ganhos expressivos de produtividade em relação à média de seus estados.
No caso do Paraná, onde muitas regiões já possuem solos naturalmente mais férteis, o aumento médio chegou a 10%, um ganho mais do que suficiente para bancar o investimento. A grande diferença que o serviço oferece em relação ao sistema convencional de produção está no mapeamento do solo, explica Rafhael Crema, responsável pela agricultura de precisão da C.Vale.
De acordo com Crema, mesmo que as janelas entre colheita e plantio estejam cada vez mais curtas é importante que o produtor faça o agendamento para obtenção de amostras, visando o plantio seguinte. "Com as informações sobre as condições do solo, o produtor pode se planejar para aplicar os corretivos na medida exata da necessidade de cada talhão. O custo médio do serviço é de uma saca de soja por hectare", completa.
120 MIL HECTARES
Acompanhando a contínua evolução tecnológica do campo, a C.Vale passou a oferecer aos associados, há poucos anos, o serviço de agricultura de precisão. A tecnologia tem como objetivo aperfeiçoar o uso dos insumos agrícolas, reduzir os impactos ambientais da produção e melhorar a gestão das propriedades, garantindo maior rentabilidade ao associado.
O serviço já mapeou mais de 120 mil hectares nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todas as amostras, coletadas por profissionais do Departamento Agronômico da cooperativa, são encaminhadas a um laboratório para análise. Posteriormente, os técnicos geram um conjunto de mapas com todas as características da propriedade. Com os dados em mãos, o produtor pode fazer ou solicitar o serviço de distribuição dos fertilizantes com taxa variável. (Foto: Assessoria C.Vale)