Toledo: banco de dados facilitará vida de poder público e população
Com o intuito de modernizar a gestão pública, a DRZ Geotecnologia e Consultoria Ltda já deu início, pelo interior, pelo centro e pela região Sul de Toledo, a captura de imagens para a atualização do Cadastro Técnico Urbano e Rural e a implantação de uma Plataforma de Gestão Territorial, ferramenta que vai permitir ter um mapeamento total da cidade, com o georreferenciamento de imóveis, arborização e demais estruturas.
De acordo com o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Neuroci Antonio Frizzo, o processo é extenso, com previsão de dois anos para que o banco dedados seja totalmente implantado. "Toledo está atrasado em relação ao que já existe em termos de tecnologia para atendimento ao cidadão", comenta Frizzo, acrescentando que uma das primeiras ferramentas à disposição da comunidade será o Aprova Digital, que eliminará a necessidade de projetos em papeleliminando a necessidade de projetos em papel para análise e aprovação da Prefeitura.
Além disso, o georreferenciamento vai permitir consultas de forma mais rápida, destravando diversos processos e dando ao gestor um banco de dados minucioso. "Teremos fachada das edificações, Cadastro da Arborização Urbana, plataforma de gestão na web com integração com banco de dados espacial e sistema mobile para diversos sistemas de gestão e isso trará facilidade para os gestores. Qualquer estrutura urbana como postes, vias públicas e outros elementos da paisagem urbana e rural poderá ser acessada". Frizzo citou como exemplo o pedido para retirada de uma árvore. "O responsável técnico já poderá acessar o local, por meio do endereço, e verificar se realmente existe a necessidade da remoção", expôs.
O banco de dados formado ao final do trabalho, com conclusão prevista para 24 meses, trará mais celeridade aos processos para certidões de uso e ocupação, aprovação de projetos digitalmente e com aprovação on line, arborização urbana, emissão de alvarás, fiscalização de obras e no processo de gestão de obras públicas com inteligência geográfica, orçamentos, contratos e medições digital.
Além de facilitar a gestão pública, a ferramenta será colocada à disposição da população, que nela poderá acessar informações atuais e precisas sobre todas as áreas, como por exemplo, saúde, educação, transporte, meio ambiente, entre tantas outras. O trabalho é realizado, neste primeiro momento, com um veículo que está passando pelos bairros, fazendo a captura de imagens em 360 graus. Todas as ruas da área urbana e e estradas rurais serão contempladas também com cobertura aerofotogramétrica para obtenção de fotografias aéreas verticais coloridas de todo o território do município. (Foto: Divulgação)