Cascavel deve fechar Zoológico para proteger população da onça
Se a tentativa de captura não lograr êxito na noite de hoje e madrugada de amanhã, a Prefeitura de Cascavel irá não só estender a proibição de visitas ao Lago Municipal como determinar o fechamento também do Zoológico Municipal, a partir de amanhã, para proteger a população de um eventual ataque da Onça Parda avistada pela primeira vez na semana passada, em frente à Acesc, e que está abrigada na vasta mata existente no entorno do Lago Municipal, conforme vários registros feitos desde então.
O secretário do Meio Ambiente, Romulo Quintino, diz que estão sendo seguidas todas as especificações técnicas na caçada, mas ressalta que o animal é muito arisco e até o presente momento se manteve distante das cinco armadilhas montadas na mata - outras duas chegarão ainda hoje de Foz do Iguaçu. Até as iscas foram trocadas, com o uso agora de frangos caipiras.
Diante das dificuldades, Quintino pede à população que colabore nesse esforço. "Ao invés de fazer uma foto ou um vídeo para colocar no WahtsApp, quem visualizar o animal em qualquer ponto da cidade deve ligar imediatamente para o telefone 193 e acionar o Corpo de bombeiros, que está preparado para agir imediatamente", apela.
MAIS ONÇAS
A hipótese da existência de mais de uma Onça Parda na região do Lago Municipal de Cascavel não é confirmada, mas nem descartada por Romulo Quintino. Segundo ele, as probabilidades apontam para a existência de mais de uma, mas não há, ainda, como confirmar isso.
Todavia, não restam dúvidas de que várias onças estão à solta no Oeste do Paraná, pois aparecimentos foram registrados há poucos dias também no interior dos municípios de Toledo e Capitão Leônidas Marques. (Foto: Arquivo)