Irmão de Requião pode reassumir vaga no TCE
Candidato a governador pelo PT, Roberto Requião pode ter que substituir às pressas seu irmão mais novo na coordenação de sua campanha. O ex-secretário estadual de Educação, Maurício Requião, obteve uma importante vitória na Justiça que poderá levá-lo a reassumir o cargo de conselheiro do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), para o qual foi nomeado pelo irmão governador e do qual foi afastado em 2009 com base na Súmula 13, norma que impede o nepotismo entre os poderes.
De acordo com o site Consultor Jurídico, o ministro Mauro Campbell, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), considerou ato inválido a revogação de sua nomeação e propôs à 2ª Turma da Corte a devolução do cargo a Maurício. A decisão definitiva deveria ter saído ontem (4), mas foi adiada por um pedido de vista da ministra Assusete Magalhães.
Para não haver prejuízo a Ivan Bonilha, empossado no lugar de Maurício, o ministro Campbell propôs que seja oferecida a ele a oportunidade de ser colocado em disponibilidade remunerada, até que se abra uma nova vaga. (Foto: Divulgação TCE-PR)